
A Estação Ferroviária de Caruaru encheu-se de cor e dança na tarde desse
domingo (16), quando a Mazuca de Agrestina se apresentou na abertura da II
Semana do Semana do Patrimônio Cultural de Caruaru, que vai até o dia 18 de
agosto. A Semana do Patrimônio é um evento Estadual promovido pela
Fundarpe, e sua versão caruaruense fica sob o comando da Unifavip/DeVry.
A abertura do evento contou com passeio ciclístico e exposição itinerante
pela manhã e apresentações culturais e artísticas durante a tarde.
Colocando todo mundo para dançar desde a primeira música, a Mazuca de
Agrestina levou para a Capital do Agreste a energia da tradição secular.
Entre os jovens que estavam presentes no evento estava o estudante de
Direito, Adilson Lira, que aprovou a iniciativa de trazer a Mazuca de
Agrestina e ouros grupos para ter contato direto com o povo. “Temos que
reaproximar as pessoas da cultura popular, levá-la para as ruas, onde
possamos interagir diretamente com essas tradições e grupos que falam muito
sobre a nossa história”, ressaltou Adilson.
*Mazuca de Agrestina* - A Mazuca é uma tradição secular de Agrestina, um
dos grandes símbolos da cidade. Atualmente a cidade conta com dois grupos
ativos de mazuca, que se apresentam regularmente em festivais e eventos
dentro e fora da cidade, cada um conta com aproximadamente 30 integrantes.
Texto: Wanessa Galvão
Fotos: Adriano Monteiro


