Você já entendeu que o modelo de negócios do Facebook se baseia escanear
o conteúdo que você publica, criar um perfil consumidor seu com base nesses
dados e então vender você – é um pouco dramático, mas é exatamente isso – pras
empresas anunciantes, certo?
Não deveria ser surpresa pra você, a essa altura, que é assim que Mark
Zuckerberg ganha dinheiro. E é por isso, também, que o Facebook e os anúncios
que ele te exibe parecem saber tanto da sua vida, freqüentemente de maneira
assustadora.
No entanto, acreditava-se que as mensagens privadas ficassem de fora do
bolo. Mas a verdade pode ser diferente: o Facebook está enfrentando um processo
judicial para responder a alegações de que monitora mensagens privadas dos
usuários. O processo acusa a empresa de interceptar mensagens privadas para
coletar metadados e então vender as informações a anunciantes.
Isso acontece, supostamente, quando o usuário compartilha um link
externo pelo sistema de mensagens. Nesse caso, o Facebook escaneia o link para
compôr um perfil de como o usuário que enviou o link usa a internet além do
Facebook.
O Facebook disse que as acusações não têm fundamento e que vai se
defender. O processo pede uma compensação de US$ 100 por dia enquanto a
privacidade dos usuários for violada, ou US$ 10 mil por cada usuário que tiver
a privacidade violada.
As políticas de privacidade do Facebook são frequentemente criticadas.
Na última mudança nesse sentido, a rede social reescreveu os termos,
deixando-os mais acessíveis, e mudou as configurações de privacidade pra um
menu mais acessível, no parte superior direita da tela.
fonte: Revista Galileu