Os alunos do Colégio Santa Emília, de Olinda, se preparam para participar do Mundial de Futebol de Robôs (Robocup), que será realizado na Holanda, no período de 24 de junho a 1º de julho.
A Robocup divide-se em duas categorias principais: a competição para equipes de universitários, que envolve desde o Resgate até diversas modalidades de Futebol de Robôs; e a Junior, da qual participam estudantes com até 19 anos, em modalidades como Resgate, Dança e Futebol de Robôs.
A competição é a principal disputa mundial da categoria, e tem como objetivo promover o crescimento e o desenvolvimento das áreas de robótica e inteligência artificial. Mais de cinco mil estudantes participam da competição, dividida em diversas etapas regionais. Os alunos do Colégio Santa Emília vão representar o País em três categorias distintas: Resgate A, Dança e Futebol de Robô.
O robô que irá concorrer à categoria Resgate foi o grande campeão da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR). Ele é capaz de andar em linha reta, subir rampas, desviar de obstáculos e resgatar “vítimas”. Segundo o aluno Lucas Cavalcanti, um dos criadores do robô e que vai participar da competição, o robô foi criado para ser totalmente autônomo. Com os sensores de luz, identifica a trajetória a seguir. E com os microcontroladores, toma as decisões de desviar dos obstáculos.
De acordo com o professor de Robótica do Colégio Santa Emília e orientador do grupo, Paulo Marcelo, a equipe Positronic participou da Olimpíada Brasileira de Robótica, na Competição Latino-Americana de Robótica, o ano passado, onde conquistou o 1º lugar, e com isso, ganhou o direito de disputar a Robocup Junior Mundial. Os alunos que participam do grupo de robótica, além de terem a oportunidade fazer parte de competições, podem avançar ainda mais nos estudos e em pesquisas científicas.
Conquistas
Em 2012, os alunos do Positronic conquistaram o 1º lugar da Olimpíada Brasileira de Robótica, em Fortaleza, no Ceará, ao criar um robô para resgatar uma vítima. Essa foi a primeira vez que o Estado conquista o título. Os alunos do Colégio Santa Emília também conquistaram o segundo lugar nas categorias RoboCup Junior Dance, nível 2, e Robocup Soccer, nível 1, o quarto lugar no Robocup Junior Dance, nível 1, e ainda foram Medalha de Mérito Internacional da Olimpíada Brasileira de Robótica.
Fonte: Jornal de Caruaru.