Não sei se é porque não existe nada mais lindo do que uma mulher grávida ou por causa dos desafios dessa área.
Mas assim que comecei a fotografá-las comecei a notar que eu cometia vários erros. Quando fotografamos pessoas percebemos que compor e expor corretamente é a parte mais fácil. O difícil é saber dirigir o ensaio de forma a conseguir imagens lindas.
Mesmo depois de pesquisar e ver muitas referências eu voltava da sessão, colocava as fotos no computador e ficava um pouco decepcionado. Então comecei a anotar cada coisa que eu aprendia em cada sessão. Eu sou bem perfeccionista e por isso ainda fico “procurando erros” nas minhas fotos, mas anotar cada nova descoberta me faz crescer e fazer cada dia um trabalho melhor.
Mesmo se você não fotografa gestantes recomendo que faça essas anotações a cada sessão. Fotos que você devia ter feito diferente, fotos que você não fez, ideias que aparecem depois de ver todas juntas, etc… faça uma lista, no imperativo mesmo, e leia sempre buscando adicionar novas ideias a cada novo aprendizado.
1. A gestante não é só uma barriga
O objetivo não é mostrar só uma barriga. Faça menos fotos de barriga. Faça menos fotos da grávida segurando a barriga. Faça mais fotos de rostos, mãos, detalhes, pai, outros filhos… faça mais foto do amor nascendo ali e da alegria no rosto daquela mulher. O ensaio com uma gestante não serve somente para mostrar uma barriga, mas para mostrar uma futura mãe e uma família. Por isso, de vez em quando, deixe a barriga de fora e dê importância em retratar o amor.
Essa é a dica mais importante e quando entendi como seguí-la percebi um salto na qualidade da minha fotografia.
2. Fotografe detalhes
É bem clássico fazer fotos do sapatinho do bebê. Mas mostre o sapatinho e outros objetos de forma criativa. Coloque os bichinhos em locais inusitados (além da barriga!) Aquele sapatinho, daquele tamanhozinho, vai servir em um pequeno ser humano, não é incrível? Lembre-se sempre de fotografar esses detalhes e mostrar a importância deles.
3. Faça fotos espontâneas
Um ensaio inteiro só com fotos posadinhas fica chato. Faça sua modelo fazer outra coisa, faça o casal dar risada, faça eles olharem para outro lado. Evite, de novo, as mesmas fotos dela segurando a barriga.
Esse é o motivo pelo qual gosto mais das fotos em locação externa do que em estúdio: pessoas comuns (que não são modelos profissionais) não conseguem relaxar muito em estúdio, então a maioria das fotos é de poses menos confortáveis e com aquele mesmo sorriso.
4. O pai deve participar…
…mas não só na hora de dar um beijinho na barriga. Ele pode aparecer com sapatinho, pode estar abraçado com a gestante, pode aparecer discretamente, somente desfocado… as fotos devem mostrar a importância do pai – mesmo a gente sempre fazendo mais fotos da mãe, pelo motivo óbvio dela estar com o bebê dentro da própria barriga rs
Já fotografei mamães solteiras e nesse caso é só mostrar como ela será a família. Nada de fazer menos fotos só porque não tem pai junto.
5. Use a abuse de vários tipos de luz
A forma de uma mulher grávida pode ser mostrada em toda sua delicadeza com uma luz suave ou destacada com uma luz mais dura. Use e abuse de luzes difusas ou duras, silhuetas e vindo de direções diferentes.
é isso ai embreve mais novidades !! wilphotos Registrando momentos!!